inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  inscrições abertas                   inscrições abertas                  

00
Dias
00
Horas
00
Minutos
00
Segundos

workshop

e minicurso

Vagas limitadas com certificado

Workshop: R$ X
Minicurso: R$ X
Workshop + Minicurso: R$ X

congresso

O impacto da Inteligência Artificial

na Pesquisa Científica

Prazo de Submissão de trabalhos para o 26º CONIC UNAERP

  • 14 DE AGOSTO A 15 DE SETEMBRO DE 2025

Formatos e Normas do 26º CONIC UNAERP

O 26º CONIC será realizado  PRESENCIALMENTE, no campus sede da Unaerp, em Ribeirão Preto por meio de apresentações orais e de painéis que expõem pesquisas concluídas e em andamento. Com o tema “O impacto da Inteligência Artificial na Pesquisa Científica”, esta 26ª edição do Congresso acontece no dia 12 de novembro de 2025.

Critérios de Seleção e Aprovação de Trabalhos

A aprovação dos textos (resumos) dos painéis e a seleção para apresentação oral de trabalhos consideram a relevância, a metodologia e os resultados da pesquisa. Os critérios adotados e as avaliações feitas refletem as ponderações da Comissão Científica do CONIC UNAERP e não devem ser comparados com qualquer outra avaliação feita por quaisquer outras comissões avaliadoras. Assim, os autores ficam cientes de que não cabe nenhum tipo de recurso relativo ao processo de avaliação do trabalho submetido à Comissão Científica do Congresso.

Inscrição no Evento e Submissão de Trabalhos

A inscrição dos autores no Congresso é condição obrigatória para a submissão dos trabalhos tanto na modalidade painel, quanto na modalidade oral.

A inscrição e a submissão dos trabalhos podem ser feitas pelo link.

O resumo do trabalho a ser apresentado no formato painel deverá ser inserido no site do CONIC UNAERP no processo de inscrição para o Congresso.

Este resumo deve ter no mínimo 1.000 e no máximo 2.400 caracteres, contendo somente texto e abordando introdução, metodologia e principais resultados e conclusões. Recursos como gráficos, tabelas, desenhos, caracteres em negrito e/ou itálico não serão permitidos neste momento. Porém, na montagem do painel (banner) para exposição ou na elaboração do power point para apresentação oral a utilização de tais recursos é liberada.

A elaboração e formatação desse resumo deve atender as seguintes normas:

  • As páginas do arquivo a ser inserido no processo de inscrição deverão estar configuradas para folha A4, orientação retrato, fonte Time News Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 (um e meio) e bibliografia de acordo com as normas da ABNT.
  • O título do resumo deve ter no máximo 250 caracteres.
  • Serão aceitos trabalhos em Língua Portuguesa e Inglesa.
  • Os nomes dos autores devem ser citados de acordo com o padrão de citações bibliográficas (NBR 6023/2000 da ABNT).
  • Deve ser informada a sigla da instituição à qual pertencem os autores.
  • Informar também a(s) agência(s) de fomento, se for o caso.
  • Informar o nome do curso de graduação ou pós-graduação mais relacionado com a pesquisa.
  • Recomenda-se fazer uma criteriosa revisão do resumo, demais dados e dos nomes dos autores e orientadores, pois não será possível realizar qualquer correção após o encerramento das inscrições.
  • Outros dados: nome, e-mail e telefone para contato.

 

Normas para elaboração do conteúdo e montagem do painel (banner)

O texto e demais informações a serem expostos no painel devem compor um conteúdo coerente e claro que apresenta a pesquisa realizada pelos autores pesquisadores de graduação ou de pós-graduação.

Este conteúdo pode ser apresentado em Língua Portuguesa ou Inglesa e deve abordar a introdução, metodologia e principais resultados e conclusões, por meio de
texto, gráficos, ilustrações, fotografias ou outros recursos ilustrativos.

As características técnicas do Painel devem ser as seguintes:

  • Formato: obedecer às dimensões de 0,90m (largura) por 1,50m (altura).
  • O painel deverá ser legível a um metro de distância.
  • Deve conter título, nome dos autores, nome da instituição (origem dos autores), curso relacionado à pesquisa, agência de fomento (se houver), e palavras-chave.
  • O resumo: para ser inserido em um painel com as dimensões acima e ser legível, o resumo deverá conter:
    • Introdução (com destaque para a relevância do trabalho, justificativa e objetivos);
    • Metodologia (resumindo as técnicas de coleta, interpretação e análise de dados);
    • Resultados (apenas os mais importantes, podendo ser ilustrados com tabelas, gráficos, desenhos, fotografias);
    • Conclusões (resumir as principais);
    • Referências Bibliográficas (somente as mais diretamente ligadas ao assunto)

 

Importante! a responsabilidade pela montagem e retirada dos painéis no evento é exclusivamente dos autores.

 

A inscrição de trabalhos na modalidade Apresentação Oral é aberta somente para graduandos em iniciação científica. Não são aceitos, portanto, trabalhos de pós-graduandos.

Também não são aceitos planos de trabalho, sendo obrigatória a inclusão dos resultados completos da pesquisa

Na inscrição, o autor deverá postar, além do resumo nos moldes da modalidade painel, um resumo expandido do seu trabalho (veja normas do resumo painel acima e normas do resumo expandido abaixo).

Sendo o trabalho aprovado para apresentação, o autor receberá um e-mail contendo o horário e a sala para a exposição oral do trabalho inscrito, a ser feita no dia do Congresso, no campus da Unaerp Ribeirão Preto.

 

Normas para elaboração do resumo expandido

O resumo expandido deverá ser anexado no ato da inscrição, em formato Word exportado para PDF, contendo entre 8 mil e 11 mil caracteres (com espaço) e ser estruturado de acordo com as normas da ABNT.

Veja o template com instruções sobre o conteúdo e a formatação desse resumo expandido.

 

Normas para elaboração da exposição oral à banca

A apresentação oral dos trabalhos aprovados será no dia 12 de novembro, no período da tarde, das 13 às 17 horas, no campus sede da Unaerp, em Ribeirão Preto. 

Haverá uma sala para cada área de conhecimento: Humanas, Saúde e Exatas. Em cada sala, além dos autores dos trabalhos, professores orientadores e possíveis convidados, estará a banca composta por cinco docentes doutores da UNAERP que das comissões científicas das três áreas do saber. 

O tempo para a exposição oral é de no máximo 10 minutos e deve seguir essas orientações:

  • A apresentação deve utilizar exclusivamente a Língua Portuguesa e deve feita com apoio de slides em Power Point preparados pelos autores. 
  • Deve conter no máximo sete slides. 
  • Slide 1: o primeiro slide deve conter os nomes dos autores, orientadores, agências de fomento (quando for o caso), e instituição à qual o(s) autor(es) pertence(em). 
  • Slides 2 a 7: devem conter o título do trabalho, introdução, metodologia do trabalho, resultados, conclusões e referências bibliográficas utilizadas na montagem do resumo. 
  • Podem ser inseridos recursos como gráficos, tabelas, desenhos, caracteres em negrito e/ou itálico. 

 

Observações

  1. Os trabalhos inscritos para apresentação oral que não forem aceitos, a critério do comitê científico poderão ser selecionados para apresentação no formato painel, de acordo com as normas vigentes, caso os autores aceitarem essa sugestão.
  2. Os trabalhos que envolvem seres humanos deverão apresentar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa para Seres Humanos (CEP). Se a pesquisa envolver uso de animais, deverá ser informado a aprovação realizada pelo Comitê de Ética para Experimentação com Animais (CEUA).

 

Do avanço em eficiência à atrofia criativa,

o impacto da inteligência artificial na

pesquisa e em todos os âmbitos levanta

questões importantes. Mas, para mentes

inquietas, é apenas mais uma maneira de

movimentar a existência.

programação 26º conic

12 de novembro de 2025

Teatro Bassano Vaccarini

 

Transmissão ao vivo

pelo YouTube

Programação em breve

Manhã: Curso de introdução à revisão

8h: Credenciamento

 

8h30: Abertura e composição da mesa

 

9h: Introdução à revisão

1. Conceitos básicos:

  • O que é uma revisão?
  • Diferença entre revisão e revisão
  • Importância e aplicabilidade

 

2. Tipos de Revisões

  • Revisões de intervenções, diagnósticos e prognósticos

 

9h30: Introdução à revisão

3. Conceitos básicos:

  • O que é uma revisão?
  • Diferença entre revisão e revisão
  • Importância e aplicabilidade

 

4. Tipos de Revisões

  • Revisões de intervenções, diagnósticos e prognósticos

10h: Coffee break

10h30: Introdução à revisão

1. Conceitos básicos:

  • O que é uma revisão?
  • Diferença entre revisão e revisão
  • Importância e aplicabilidade

 

2. Tipos de Revisões

  • Revisões de intervenções, diagnósticos e prognósticos

Campus Ribeirão Preto

0800 771 8388